BLOG de Rock Progressivo do Projeto ALPHA III(Amyr Cantusio Jr) ,música eletronica, experimental e erudita de vanguarda.Links de CDS raros,matérias sobre filosofia oriental,artigos de ocultismo.O intuito é disponibilizar às pessoas a existência de trabalhos de músicos do mundo todo.Rock In Opposition é uma esquerda ARTÍSTICA contra a MEDIOCRIDADE E BAIXO NÍVEL de todo o Veículo de Comunicação Social .
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quinta-feira, 24 de outubro de 2024
DEEP PURPLE CONCERTO COM ORQUESTRAS SINFONICAS
(1969 -1999)
Jon Lord foi um grande músico, compositor,maestro e tecladista.
Para ir direto ao ponto, a resenha e opinião das duas interpretações dos Três Movimentos para Grupo e Orquestra composto por Lord:
1-O Concerto de 1969 na minha opinião é mais vivo, poderoso orquestradamente.A banda é mais crua e agressiva. A gravação é mais real,apesar da qualidade ser analógica.
2-A gravação de 1999 é ótima, mas a parte da Orquestra soa plástica, com muitos momentos baixos, que não se ouve.Eu detesto música Clássica com movimentos "Largo " quase andando nas pontas dos pés. Eu não comporia desta forma e não aprecio.Fica se esperando a música toda subir de volume e acontecer e enche o saco.
3-A banda é afiada e toca absurdo.O guitarrista Steve Morse se destaca, mas é um estilo bem diferente do de Blackmore.E por vez, eu não gosto do Blues inserido no Segundo Movimento, que é chato ,e destoa totalmente do contexto sinfônico( o que jamais acontece com Keith Emerson no EL&P)
4-Sobre a obra musical e composição de Jon Lord, eu amo.Sua composição orquestral é sublime e poderosa.E sempre me recorda compositores russos, em especial Glinka e Rimsky-Korsakov.Mas Lord coloca no fim do segundo movimento e no centro do terceiro movimento, algo que só Stravinsky faz:uma poderosa percussão e convenções musicais quebradas incríveis.Também na timbragem da Grade Orquestral ele usa uma massa de metais como GUstav Mahler usava,sinfônica e épica.E usa muitas madeiras e sopros em contrapontos ligeiros únicos.Sua harmonia é toda baseada em escalas orientais, além de usar o Trítono nas consequências harmônicas quase sem parar.Os acordes são melancólicos e tem uma aura muito nostálgica,em sua maioria, menores com intervalos de terça a partir da tônica do acorde.
Enfim, as duas gravações(eu fiz um Remaster da primeira para quem quiser) são uma obra prima.A banda na segunda gravação de 1999 toca mais pesada, marcada e com muita experiência.Nota 10 para os dois trampos
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