BLOG de Rock Progressivo do Projeto ALPHA III(Amyr Cantusio Jr) ,música eletronica, experimental e erudita de vanguarda.Links de CDS raros,matérias sobre filosofia oriental,artigos de ocultismo.O intuito é disponibilizar às pessoas a existência de trabalhos de músicos do mundo todo.Rock In Opposition é uma esquerda ARTÍSTICA contra a MEDIOCRIDADE E BAIXO NÍVEL de todo o Veículo de Comunicação Social .
Total de visualizações de página
sábado, 16 de julho de 2016
ALPHA III & BLACK SABBATH
Um estranha Similaridade.
Creio que tive muita coisa em comum com o Black Sabbath,desde o inicio do ALPHA III ( que em 1971 era chamado SPECTRO).
Lendo a auto-biografia do Sabbath, me deparei, como num espelho, com minha própria jornada no meio da música, em especial, no rock.
O que tínhamos e temos em comum?
1-A dificuldade de gravar um disco nos anos 70.Eu consegui somente registrar num gravador de rolo nossas primeiras composições.Já o Sabbath conseguiu depois de muito ralo, gravar o LP em 1970.
2-As gravações do Sabbath duraram 2 dias no prim,eiro LP, 3 dias no segundo e 7 dias no terceiro álbum. No Spectro nós gravamos as primeiras 5 músicas e mixamos tudo também em 2 dias.O LP Mar DE Cristal (1983,primeiro do ALPHA III) foi gravado em 3 dias!
3-Temos em comum até hoje entrar no estúdio e gravar tudo ao VIVO, com alguns “overdubs”.
4-A temática ocultista, triste, pesada era a mesma do SPECTRO e ALPHA III.Letras poético/ góticas, som denso, baseado em quintas diminutas e terças menores.Exceto que o ALPHA III é calcado nos teclados e synths ( não tem guitarras,e vai ter a partir do segundo LP esporádiacas) e o Sabbath nas guitarras( só vai ter teclados depois do terceiro LP) Eu como fêz Tony Iommi em suas guitarras, criei o som inicial do Spectro com teclados “alterados” para um som mais volumoso e pesado.E o ALPHA III ao vivo era um Power Trio .Quem assistiu sentia a porrada da massa sonora.Pessoal na época ficava temeroso em conversar com a gente nos locais, nos acusavam de bruxos, magia negra, etc...Em partes porque vivíamos mergulhados em livros e temas de ocultismo e filosofia oriental.E o som do Spectro
( além do nome do grupo e da capinha da fita Cassete...que é a mesma do CD ,que desenhei chapado em 1974) era temido, mas apreciado por uma legião de fans que nos seguiam (isto foi de 1972 até 1979) em todos locais onde tocávamos.Grande época.
5- O produtor do Sabbath bateu em 14 gravadoras e mais outra dezena,sendo recusado com um “não” antes de conseguir um contrato com a Vertigo.Eles disseram que os idiotas ouviam no máximo, sem muita atenção 3 ou 4 minutos de uma música e diziam”adeus”.
Idem o que aconteceu com o ALPHA III. Batemos na RCA, Continental e Eldorado, sendo ouvidos raros 3 ou 4 minutos, sem interesse algum das gravadoras.
Quando quase fechamos em 1976 com a WEA (no Rio de Janeiro pessoalmente) o produtor que iria bancar nosso álbum morreu num acidente de carro.Só me lembro o primeiro nome dele: Gustavo.
6- Só consegui gravar em 1983 como ALPHA III o primeiro LP, tendo 1 música que não gravamos no SPECTRO,de 1976....Andrômeda .A letra foi feita (Liberdade para os robôs) pelo falecido guitarrista Clayton em 1972,onde a tocamos num Festival na região de S.P. e ganhmos uma grana num primeiro lugar.Depois refiz a música e gravei no Mar De Cristal.
Interessante que o LP foi prensado no Rio mesmo, pela WEA /Polygram.
7-Enfim depois de anos, recebi o rótulo de “sinistro”, bizarro,estranho, e fui parar com o ALPHA III no “circuito” das bandas amaldiçoadas,entre elas King Crimson,Univers Zero, Black Sabbath e Van Der Graaf Generator. E isto saiu em revistas especializadas na Europa e Japão.
O Brasil nunca foi um país “rockeiro” e ficamos até hoje no “underground” como uma “lenda”.Mas me sinto muito feliz em ser incluído no circuito dos “malditos” entre estas bandas, pois são as que mais admiro mesmo.E feliz por ter conseguido gravar quase 50 álbuns até o momento, ano de 2016, sem ajuda, subsídio,e muito preconceito de pessoas obtusas e acéfalas relativo à nossa música!
Amyr Cantusio Jr
(Alpha III-Spectro-Acron Projects)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário