Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de março de 2011

GUSTAVO JOBIM LINK (Eletronico-Brasil)


Pessoal, como sabem, a arte brasileira de vanguarda deve ter seu espaço...Músicos independentes idem!!óbviamente os que fazem coisas relevantes.Eis aqui o amigo Gustavo Jobim do Rio, que faz um trabalho com pesquisa em sintetizadores eletronicos.Aqui há uma peça pra vcs. se deleitarem!!!
Vão lá!!

2009-2010: Um músico aprisionado num emprego: A criação de Trapped in a Day Job

A música desde álbum foi criada usando um pequeno sintetizador de software, o TS-404 v1.05 Beta. Este instrumento cria pequenos loops que podem ser usados em outros arranjos.

Logo depois de começar a mexer com o TS-404, descobri um potencial para peças longas e minimalistas. Os sons retrô que ele produz foram bons para as minhas ideias de criar música inspirada por heróis do início da música eletrônica, principalmente Cluster. Estes sons também me lembravam dos tempos em que eu jogava videogames - trilhas sonoras de videogames foram as primeiras músicas que me chamaram a atenção, ainda na infância, e até hoje eu tenho grande estima por trilhas sonoras de videogames bem feitas. A peça Moebius Tape, inspirada pelo Dieter Moebius, do Cluster, foi a primeira criada para este álbum.

O TS-404 funciona com um conjunto de configurações básicas que você pode mudar para criar um timbre, e 4 sequenciadores em que você escolhe as notas a serem tocadas. Cada sequenciador toca um dos 4 timbres. Estes 4 sequenciadores rodam simultaneamente, possibilitando criar um arranjo inteiro.

Então depois de programar o sintetizador com estes parâmetros, timbres e notas, ao pressionar o botão PLAY, um loop é tocado, e repetido até que o STOP é pressionado. Enquanto o TS-404 está tocando, você pode modificar os timbres e as sequências de notas em tempo real. Em vez de usar o TS-404 para criar loops simples e curtos, eu usei a repetição dos loops como a fundação musical de todas as peças. Conforme eu mudo as sequências de notas em tempo real, as melodias se modificam. E conforme eu mudo os timbres, as formas dos sons mudam.

Assim estas peças foram criadas, usando um PC comum, sempre que eu tinha algum tempo livre no meu trabalho. Hoje em dia eu trabalho em outro lugar.

A maioria destas gravações foi feita ao longo de 1 a 2 semanas entre o final de 2008 e o início de 2009. Nos meses seguintes eu editei algumas músicas, e criei sons adicionais.

Os gráficos para este álbum foram feitos dentro do conceito de "aprisionado" ("trapped"): um labirinto diferente para cada peça; e um arranha-céu monolítico representando a ideia do título. O álbum foi gravado dentro de um prédio semelhante. Ned Netherwood fez a gentileza de resenhar o álbum para seu site (Was Ist Das?); a resenha foi também incluída no encarte.

Em 2009-2010 dividi meu tempo entre estas peças, meu curso de piano e o trabalho de selecionar antigas sobras de estúdio para coletâneas de arquivo. Eventualmente a produção do áudio foi finalizada, e algumas destas peças foram apresentadas na minha página no myspace, mas o álbum por inteiro permaneceu dormente por um longo tempo, até agora.

Em janeiro de 2011, o compacto Cat in the Blender/Arcade Times foi oficialmente lançado como um download grátis. E Trapped in a Day Job foi finalmente lançado em 26 de março.

Os resultados finais são incansáveis peças eletrônicas que se desdobram lentamente, cada uma num estilo diferente. Ouvidos pacientes serão recompensados.
Gustavo Jobim Março 2011



+ + + +

Gustavo Jobim: Trapped in a Day Job
Novo álbum
Ouça e baixe: http://gustavojobim.bandcamp.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário