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sábado, 16 de novembro de 2024

GESTALT , A PSICOLOGIA DA MÙSICA E ROCK ANOS 70
"O TODO É MAIOR QUE A SOMA DAS PARTES" Uma das principais propriedades da Gestalt é a que diz que "O todo é maior que a soma das partes" Gestalt quer deizer em alemão,em psicologia analítica " o todo" e não o indivíduo isolado. ZEITGEIST seria a palavra que coloca “o que ocorreu em determinada época” Cultura/sociedade /educação/etc...que mudam de maneira geral, a cada 10 anos.Esta seria uma estimativa para analisar cada geração,seu comportamento e produção/valores.Estamos aqui na década de 70. TUDO DEPENDE DO OUVINTE Ainda não é possível ao compositor prever os detalhes da percepção do ouvinte de sua peça. Percepção essa que envolve aspectos emocionais e fisiológicos do momento da audição e também toda a bagagem de experiências perceptivas que servem de modelos internos de experiências perceptivas. Entramos num campo intelectual,onde entra diretamente a Neurolinguistica(ou seja a quantidade de informações do vocabulário de cada pessoa).Depois temos a inteiração Psíquica que INDEPENDE do intelecto.vai direto na percepção.Daí voce percebe que a cultura dos anos 70 está totalmente isolada no tempo e espaço da cultura das Anittas/Madonas/Telós/ e outras mediocridades da época atual.Somente vemos "ecos" vazios que não ressoam e não encontram padrões da massa de volta.Ou seja, voce pode tocar para um grupo de 50 mil pessoas uma peça musical de altíssimo nível, e elas não respondem ao estímulo.Daí, toque-se uma música medíocre e fácil,mais popular, o frênesi se instala e a "massa" responde imediatamente.O que não acontece com o "indivíduo" isolado! "PAISAGEM SONORA" A obra musical, no palco, no lado oposto ao do ouvinte, não pode ser manipulado por este. O ouvinte de tal música não pode muito mais do que acompanhá-la em sua efemeridade, enquanto ela ocorre no tempo, esvaindo- se sempre. Na percepção desse tipo de obra, o tempo da passagem da música se impõe sobre o ouvinte, irremediavelmente. Sobra-lhe sua memória, sua história de relações com aquela sequência sonora que lhe proporcionou expectativas mais ou menos resolvidas. Associações, sentimentos. Recordações e memórias de cada indivíduo vão brotar somente e únicas para CADA INDINVÌDUO EM PARTICULAR. É como se as relações espaciais fossem suspensas, suprimidas, para que o tempo receba toda a atenção. E é nessa "forma metafórica" que se representa e se aplica a Gestalt na música, juntamente com os valores rítmicos (que dependem do tempo) que constroem uma composição musical no espaço/tempo/obra e a gravação física,congelando a obra (LP/CD) no tempo. Numa composição musical se você isolar as partes vai ter em cada uma, uma “trilha” diferente, que vai modificar a percepção da “obra” toda como um conjunto final.Exemplo, você pega somente a linha de VIOLINOS de uma peça de Beethoven,ouve.Depois pega somente a linha de percussão.Depois somente a linha de sopros.E assim por diante.cada parte é diferente, mas somam um todo homogêneo. O mesmo no Rock.Hoje no youtube você ouve só a voz de FRED MERCURY isolada da obra.Depois ouve só um “playback” do piano sem voz.Depois ouve a linha de “baixo e bateria” isolados.Elas só vão ter sentido na “lembrança “da peça total. Amyr Cantusio Jr: Livro Indicado: (Rock/Filosofia & Ocultismo)

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