Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

URIAH HEEP -Chaos & Colours 2023
Se você estiver esperando algo como o Uriah Heep anos 70,esqueça.Este CD de despedida,lançado em 2024 (eu tenho)não soa nem próximo ao período inicial.Não sou contra inovações, mas no caso da banda ser um "grupo" e não um projeto ( que agora é,do sobrevivente único dos 70, o excelente guitarrista Mick Box)perdeu o clima dark, underground,perdeu na harmonia das letras e vocais fabulosos operísticos da era David Byron.O clima mágico e surreal dos teclados de Ken Hensley são inexistentes. Perdeu bastante coisa.Considere também que é uma banda com músicos de meia-idade. O único mais jovem é o baixista. Falta uma composição mais forte na banda.Tudo é muito bem gravado.Tudo é bem planejado.Pesado. Mas não tem aquela "alma" nem a nostalgia. Para chegar a ouvir a terceira faixa, foi difícil.Já queria tirar o CD.Mas fui até o fim esperando algo acontecer.Mas nada.Me parece estar ouvindo bandas como Savatage + Deep Purple últimos CDS com Steve Morse. Na faixa 9 ,a melhor, Phil lanzon faz um trampo com o Hammond Organ e Synths, mas sai totalmente fóra da linha de um Magician 's Birthday.Lembra mais o Keith Emerson por incrível que pareça. O vocalista Bernie Shaw é bom, mas tem vibratoss rápidos,e não chega nos moldes de um David Byron, que tinha vibratos operísticos mais lentos,e agudos incríveis.Bernie parece mais um clone de Bruce Dickinson. O baterista é excelente, mas segue outra linha, com bumbo duplo de metal atual.Mick Box, para encerrar, é um guitarrista impressionante.Tem timbres e riffs fantásticos.Se o CD vale, é mais por ele. Esqueça aqueles corais pomposos e Hammonds + Moog do mago Ken Hensley. Desapareceram e sumiram com eles.

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

EDUARD ARTEMIEV( Russia 1969-1984) LOUD (Link Bootleg CD)REMASTER Amyr Jr: https://mega.nz/folder/ShkF0b6Q#-sDhx0j3Jq01Ai8-Mf39hQ Artemiev foi um dos pioneiros na música eletronica mundial.Vasta obra, vasta discografia, com formação erudita em música e piano.Aqui neste rarissimo BOOTLEG eu coloquei 2 faixas incriveis utilizadas com som muito específico e poderoso de SINTETIZADORES RUSSOS( os quais abordarei noutra oportunidade)e isto antes do TANGERINE DREAM! O som é diferente dos europeus e americanos. Artemiev orquestra para Coro e grandes massas instrumentais, usa timbragem rica.Estes sons lembram algo de ED JOBSON no U.K. ...mas de forma simbólica.A banda que o acompanha é excelente ( baixo e bateria) Seu primeiro disco foi a trilha sonora de "COSMOS" 1969 e depois "SOLARIS" o famoso filme russo em 1973. Aproveite e baixe!!Sonzaço!

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

LATTE & MIELE (Italy anos 70)
Argumentando ainda a música Erudita no Rock,bem no inicio dos anos 70 era comum músicos com formação clássica criarem obras incríveis dentro do Rock, modificando assiom o rock 'n'roll de 3 acordes básicos, para horizontes jamais ouvidos! Esta é uma das várias bandas italianas fabulosas que fizeram albuns magnificos, se bem que, para poucos ouvidos! Resumindo, nestes 3 primeiros LPS eles trabalhama em cima da Paixão Segundo Matheus de J.S.Bach, e na Sonata Patética de Beethoven, entre outrs ensaios,para criar a síntese progressiva no rock sinfonico.São obras únicas na história da música do sec. 20 e altamente recomendadas.
JON LORD ( álbuns Indicados)
Tecladista prolífero e compositor de música erudita, Lord fez inúmeros solos com Orquestras Sinfonicas e músicos fantásticos.Seguem meus albuns prediletos com algumas referências: 1- SARABANDES (este é o melhor ponta a ponta) baseado em peças de J.S.Bach e Danças da Corte, é lindo.Muito próximo aos compositores russos na melodia e cadência oriental. Participam aqui além da Orquestra, uma banda performática ao estilo do Deep Purple e Orquestra( aliás todos álbuns de Lord tem esta pegada) 2-GEMINI SUITE (Tem altos e baixos.Muitas partes eu adoro.Uma boa parte não.mas é um clássico) 3-WINDOWS( fabulosa inserção de Lord na Ópera de Vanguarda e Música Contemporânea;;;momentos muito bem sucedidos, seguidos de momentos que não me agradam.Mas os pontos altos são fantásticos na orquestração) 4-BEFORE I FORGET ( com banda de apoio e convidados na batera como Simon Phillips na Toccata de Bach e Cozy Powell na Medieval Moments...são os pontos altos do LP.De resto oscila muito ao Pop)

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

DEEP PURPLE CONCERTO COM ORQUESTRAS SINFONICAS (1969 -1999)
Jon Lord foi um grande músico, compositor,maestro e tecladista. Para ir direto ao ponto, a resenha e opinião das duas interpretações dos Três Movimentos para Grupo e Orquestra composto por Lord: 1-O Concerto de 1969 na minha opinião é mais vivo, poderoso orquestradamente.A banda é mais crua e agressiva. A gravação é mais real,apesar da qualidade ser analógica. 2-A gravação de 1999 é ótima, mas a parte da Orquestra soa plástica, com muitos momentos baixos, que não se ouve.Eu detesto música Clássica com movimentos "Largo " quase andando nas pontas dos pés. Eu não comporia desta forma e não aprecio.Fica se esperando a música toda subir de volume e acontecer e enche o saco. 3-A banda é afiada e toca absurdo.O guitarrista Steve Morse se destaca, mas é um estilo bem diferente do de Blackmore.E por vez, eu não gosto do Blues inserido no Segundo Movimento, que é chato ,e destoa totalmente do contexto sinfônico( o que jamais acontece com Keith Emerson no EL&P) 4-Sobre a obra musical e composição de Jon Lord, eu amo.Sua composição orquestral é sublime e poderosa.E sempre me recorda compositores russos, em especial Glinka e Rimsky-Korsakov.Mas Lord coloca no fim do segundo movimento e no centro do terceiro movimento, algo que só Stravinsky faz:uma poderosa percussão e convenções musicais quebradas incríveis.Também na timbragem da Grade Orquestral ele usa uma massa de metais como GUstav Mahler usava,sinfônica e épica.E usa muitas madeiras e sopros em contrapontos ligeiros únicos.Sua harmonia é toda baseada em escalas orientais, além de usar o Trítono nas consequências harmônicas quase  sem parar.Os acordes são melancólicos e tem uma aura muito nostálgica,em sua maioria, menores com intervalos de terça a partir da tônica do acorde. Enfim, as duas gravações(eu fiz um Remaster da primeira para quem quiser) são uma obra prima.A banda na segunda gravação  de 1999 toca mais pesada, marcada e com muita experiência.Nota 10 para os dois trampos

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL & MÚSICA
(Pesquisa-Opinião) As pesquisas em Composição Musical com I.A. tem se ampliado e aperfeiçoado em 2024 amplamente.Tenho ouvido projetos incriveis de Música Étnica ( Árabe/Africana) misturados ao Metal(Rock) ,Música Erudita de Vanguarda e Eletrônica, etc... Tenho minha opinião técnica musical sobre e também a "comercial".Vou enumerar e comentar.  PRÓS: 1-A I.A. só cria a partir de elementos já COMPOSTOS por músicos.Quanto mais informação tem o computador, mais ele pode criar.Mesmo assim , quem está manuseando tem que ter um mínimo de habilidade musical e saber o que está compondo.Positivo.Como experimentos,em frações de segundo e em minutos você terá peças musicais impressionantes, que jamais poderiam ser criadas tão complexas e com rapidez. 2- Para um músico,facilita a composição, a audição, a criatividade,o investimento ,a percepção e criação de uma obra incrivelmente. 3-Como interpretação, nada irá substituir a performance de uma banda ao vivo com músicos.Mas como CDS Digitais, creio que haverá múltiplas facetas e introduções da I.A. por diversos músicos, em especial os que não possuem grana e produtores para pagar estúdios e gravadoras. 4-Nas Artes Plásticas(capas de CDS e Ilustrações) idem.A I.A. vai aumentar a dinâmica criativa e expandir.Pode ajudar o artista da mesma forma, a ampliar seus horizontes técnicos e perceptivos.Mas o mercado de "artistas obsoletos" na área Neural, hoje, já absorve ampla gama de compradores e artistas medíocres vendendo "quadros digitais" em Bitcoin.E grandes eventos para milionários no mundo todo.  CONTRAS: 1-Talvez,dependendo de quem ou como for utilizada, seja a falência de vários setores da Arte,como foi a entrada do SPOTIFY MP3 quebrando a produção de CDS, LPS, e toda Indústria Fonográfica. Mesmo que muitos não aceitem, quem aprecia LPS e CDS/ DVDS hoje em dia é uma mínima parcela de colecionadores e apreciadores de Arte no mundo todo.A grande maioria escuta Música Digital de baixa qualidade em Celulares. Vide  (*)  "Alexa" 2-Quanto a qualidade da Música gerada por I.A., também vai depender muito de quem manuseia ou compõe. Muitos equipamentos serão criados e vendidos como PENDRIVES para uso de SAMPLERS e playback, ampliando a situação caótica de várias pessoas que nada sabem de música,ou estudaram para tal, a invadir o mercado, tal qual DJS que na maioria         ( com exceções), não sabem nada de música e fazem uma "colagem" musical ,atingindo platéias similares a bandas de rock de alto nível. Com isto, vai sobrar somente ouvintes e músicos específicos, seletos, em pequenas áreas sobreviventes para ainda ouvir a música produzida por músicos humanos e experientes. Mas o mercado de maneira geral aponta para a ruína holística da Cultura e Arte como conhecemos.

domingo, 20 de outubro de 2024

CHARLES BAUDELAIRE & RICHARD WAGNER( Poesia e Música)
Quando Baudelaire ouviu Tannhauser de Wagner em Paris (minha abertura predileta) disse"Depois de Beethoven ,nunca havia sentido nada igual..ser possuído totalmente pelo espirito da Música" Livro indicado,mas para quem realmente gosta. Baudelaire criou a famosa Trilha Poética "As Flores do Mal" mais ou menos equiparado ao "Paraíso Perdido" de John Milton .fabuloso! Era um crítico de Arte e Música, assim como Wagner também foi crítico, dramaturgo, escritor e colaborador revolucionário de vários artigos musicais para jornais da época.Poucos sabem disto.Nos estudos mais acadêmicos, vemos obras impressionantes que o "vulgo" desconhece!

sábado, 19 de outubro de 2024

SOUNDTRACKS IN THE CITY Paulinho de Almeida (2013 Campinas S.P.) LINK CD "Trilhas na Cidade" YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=GdcdgZLP0C8
PAULINHO DE ALMEIDA: bass and lead guitars/all music AMYR CANTUSIO JR: piano and synthesizers ROMULO OLIVEIRA: sax ALEX CUNHA: acoustic drums GILBERTO SYLLOS: acoustic bass Paulinho nasceu em Campinas e morou 27 anos na Alemanha, onde foi assessor cultural e tocou com várias cenas do rock e música européia.Em 2013 retornou definitivamente ao Brasil,onde encontrou Amyr Cantusio Jr,que na época, era assessor de Cultura da Prefeitura de Campinas. Ganhou o FICC de Campinas e produziu o CD Trilhas na Cidade.O CD é um misto de acid progressive rock com pitadas de Clube da esquina e ECM .Alguma coisa paira na atmosfera de Porcupine Tree, Egberto Gismont & Zappa . MUSICAS: 1-Night over the Ocean 2-Um Um 3-Day Journey 4-Vision III 5-Maleme 6-That was on Sunday 7-Winnenden 8-Kamer 9-Block in the Street

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

GRAND FUNK (Indicação) USA anos 70
Uma das 10 bandas que mais ouvi nos anos 70,estes 4 LPS são obrigatórios. Com o líder compositor, guitarrista, organista e vocal principal, Mark Farner, a destruição sonora é absurda.O cara canta pacas, toca guitarra e Hammond Organ idem! O baterista e vocalista Don Brewer tem um timbre e uma técnica impressionante de bateria.Ele afina a caixa aguda, como um batera de "jazz",é sutil e técnico, com uma mixagem que o diferencia.O baixista Mel Schaecher é um dos pioneiros no "overdrive bass guitar" Ou seja, o baixo pesado e distorcido é a marca da banda. Os 4 LPS tem solos de órgão hammond que eu adoro.Além de guitarras impressionantes! Vocais como disse, seguem a linha de blues/ soul caracteristica americana. BANDA: - Mark Farner / vocals, guitars, harmonica, piano - Don Bewer / vocals, drums - Mel Schacher / bass

sábado, 12 de outubro de 2024

ALPHA III- CD (Eclipse) inédito 2024 LINK https://mega.nz/folder/Z69RjIqA#NCnMF6bEAydg60pnQAzdKw

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

GRÉCIA: ROTTING CHRIST & APHRODITE CHILD 666
Voce pode conviver com um Mestre ao seu lado 20 anos e não aprender nada.Pois sua mente e alma estão fechados e obtusos. Para ouvir música voce tem que estar receptivo e sem preconceitos.Os caras que ouvem progressivo são bitolados somente no estilo, e acham que outros não prestam ,ou nem ao menos conhecem.De maneira geral sempre foi assim.Repetem e falam sempre dos mesmos discos. Aqui faço um paralelo do som do Aphrodite Child (Grécia) ,o fabuloso album de Vangelis e Demis Roussos 666 com albuns da banda Rotting Christ(Grécia) 20 nos depois. A Grécia tem uma constituição filosófica que desemboca na Gnosis e Ocultismo ortodoxo.Estas duas bandas tem em comum a escatologia, as letras, a forma musical espiritual e dramatização apocaliptica.Som ímpar, com discursos em grego que se assemelham aos sufixos do latim,citações de textos arcaicos, música pesada e partes altamente metafísicas e sobrenaturais.Creio que poucos ouviram albuns do Rotting Christ e poucos conhecem o Aphrodite Child 666. FIca aí a dica.Albuns que indicaria do Rotting Christ como abertura seriam "The Early days Live Studio" que mostra algo similar ao Black Sabbath no inicio de carreira.O som da banda ao vivo é uma cacetada,baixo ,vocais, batera, guitarras e samplers impressionantes.Outro album é o MIX "Screams from withim ".Fabuloso. A música deve evoluir e sempre vai ser assim por mais cabeça dura que sejam pessoas fechadas num poço, esquecendo que existe um amplo oceano pela frente!!

sábado, 5 de outubro de 2024

IMPORTANTE: PESQUISAR E OUVIR
Sempre que posso ,todo dia eu fico 2 horas nas pesquisas, seja de nóvos albuns, estilos, bandas, música ,temas que me agradam sempre como magia, esoterismo, teosofia...e artes afins com o genero mais dark, obscuro e espiritualista. Aqui 4 bandas indicadas com som extremo, sintetizadores, bem dark, pesadas, criativas, fantásticas! Eu sempre pairei nos temas obscuros e ligados a literatura de Edgar Allan Poe, Lovecraft, Castañeda, Crowley ,Papus,etc... Aqui não é arte "bobinha, idiota ou engraçadinha" É arte pesada, focada para pessoas que estão abertas a voar, cabeças pensantes e almas destiladas.A boçalidade nesta área não tem vêz. É para poucos..sim.Mas quantidade nunca foi qualidade!!

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

https://mega.nz/folder/snUmQb7C#Eb15FHQUWs2qimq_nsxgKg (LINK CD REMASTER SEM SENHA) METALLICA - 1996 Bootleg(Italy) Live/Studio e K7 Demos CD LINK no comentário ( passo no Inbox ou e-mail) REMASTER POR Amyr Cantusio Jr Uma cacetada.Qualidade "soundboard" (gravado em mesa de som).faixas das primeiras DEMOS-TAPE,e vários covers de Led Zeppelin/Sabbath/Deep Purple/Queen/etc.... Os solos de guitarra são imperdíveis em várias faixas.Experimentalismo e peso. Vale a pena para os fãs! Trash Metal de primeira.

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

666 "A VERDADE POSSìVEL SOBRE O APOCALIPSE"
Se passaram 50 anos desde que li e reli umas 50 vêzes o Livro do Apocalipse.Quando lá por volta dos 35 anos, entendi o significado do numero 666,já que a Biblia diz se tratar do "número do homem, do poder aquisitivo de quem tem a "marca da besta"(só poderá comprar ou ter quem tiver a marca) 1-Bem, abaixo segue a foto de uma "barra de OURO" que pesa 999 gramas(porque não 1kg.??)Invertida é 666, o poder do homem, o dinheiro. 2-Nos anos 70 eu estudava CPD Fortran ,paralelo as máquinas/computadores da IBM.Fiquei sabendo do Super Computador chamado "THE BEAST"(A Besta) A foto abaixo é do atual The Beast 666 Computer Center 2007. 3-666 ou 0,666 é uma dízima periódica elementar de cálculos,que coloca o "Tempo" no infinito. Se voce pegr o número 10 e dividir pelo número 15, terá esta dízima.Interessante é que o número 10 no TARÔ é o KARMA (Roda da Fortuna)e o número 15 O DIABO. CONCLUSÂO: Se observarmos, ou o homem aderiu o número 666 para criar após 2000 anos, todas estes sincronismos, ou então, é o contrário, as profecias são exatas! Fica aí para voces ponderarem!!

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

DREAM THEATER( Uma Review Pessoal)
Se eu fôsse escolher musicalmente uma banda que superasse tudo que já ouvi em música no Rock ,em especial o metal progressivo e sinfonico a partir dos anos 80, de longe seria o Dream Theater. Técnicamente me assusta o trampo destes caras.Imagino a quantidade de estudo e ensaios para fazer cada álbum.A composição´é impressionante.Técnica absurda de todos os músicos. O baterista Mike Portnoy e o guitarrista Joe Petrucci são absurdos.Com certeza os melhores do mundo nesta área. Os 3 tecladistas( Derek Sherinian, Kevin Moore e Jordan Rudess) fazem um trabalho espetacular.Exceto em alguns pontos, onde os teclados me soam muito "plásticos e com timbres de brinquedo". Mas técnicamente, na música, são destruidores. O baixista faz um trabalho impressionante já no primeiro disco, que é uma Bomba "H".Sola como guitarra em várias partes.Os vocais ora agressivos, ora guturais ou suaves são excelentes. A composição total tem influências diretas do Rush ,Metallica e também do Megadeth.Mas são muito mais técnicos e superam de longe as tres bandas,.incluindo o Rush. Não há nada parecido.Eu ouvi muito e ouço bandas fóra da área progressiva como death /black e trash metal.Estou acostumado a ouvir sons complexos.Mas no conjunto da obra, nada chega nos pés desta histórica banda.Os 4 trampos das fotos seriam os meus prediletos, mas todos os CDS são uma cacetada a parte!! Confiram!!

terça-feira, 1 de outubro de 2024

O QUE ACONTECE COM VOCE APÓS OS 60 ANOS ( Entropia Quimica Molecular) Baseado nas pesquisas de campo que fiz 50 anos, incluindo refrações da música na psique e comportamental de grupos de estudo e vivências. Ninguém vai falar ,porque a maioria gosta de se enganar, e também enganar os outros.Após os 55/60 anos a curva de agregação molecular atomica total do organismo material começa a se "desagregar".Na nossa linguagem , a Teoria do Caos, se chama "entropia". Do caos se forma, ao caos retorna.Não há nada absolutamente que se possa fazer.As celulas param de se multiplicar, os tecidos começam a envelhecer, o nível cerebral cai para 40% de vibrações neurais.Todo o organismo começa a desmontar, se decompor química e eletronicamente, a nível atomico e celular. A meia vida radioativa (isótopo) do organismo humano é 90 anos.Depois já era.Foi projetado assim.Este corpo físico, para este tipo de Planeta,é adequado e não há nada que se possa fazer.Drogas químicas e psicoativas aumentam sua resistencia em impedir "dor e depressão".De resto são paliativos. A consciência adquirida( poucos humanos tem) se agrega num ponto próximo ao centro cardíaco,em forma pura de energia,num casulo energético.Quando o corpo finalmente morre, o casulo flutua ao éter,e ao quinto estado da matéria,com as informações que passaram pelo cérebro antes da morte.Inclui-se nisto lembranças, projeções,imagens, sentimentos, odores,etc...Vai depender da intensidade de cada indivíduo o teor máximo da consciência agregada no casulo.Os místicos chamam de "egrégora".Isto sobrevive a decomposição entrópica dos corpos e vai ser atraída para outra matrix mais densa, outro corpo material, para poder se manifestar novamente.Mas não é regra.Alguns permanecem no estádo de egrégoras por milênios (baseado no tempo terrestre)De resto, a vida é uma ponte.Foi feita para atravessar, e não para ficar em cima.