Total de visualizações de página

sábado, 31 de agosto de 2024

MÚSICA, COGUMELOS & PORTAS PARA O INFINITO
Há 40 anos tive algumas fortes experiências com música e cogumelos.Atualmente não bebo álcool ou fumo.Mas o que foi alterado ficou para sempre.Portais foram abertos na psique, uma consciência cósmica inexplicável.Tenho constantes flashbacks ,muito agradáveis e impressivos.Acredito que a verdade da vida além deste ilusório corpo material,além da morte física, em decomposição,a consciência permanece como uma "testemunha" . A música que provém destas esferas não obedece nossa leis físicas, nem planos intelectuais.Ela brota de oceanos estranhos, de pedras ,de rochas,vem de raízes que descem do espaço, são sons e harmonias que existem lindas, complexas, aleatórias,e não necessitam de instrumentos musicais para se ouvir ou manifestar. Recentemente, escutei sons e uma música linda que vinha de uma árvore gigantesca, flutuando no espaço.Eu tocava em seus galhos e produzia acordes parecidos com um teclado.Vozes e corais vinham de abismos lotados de pedras preciosas brilhantes.Um choro cósmico profundo começou.Era um êxtase,um Samadhi. A música, as ondas sonoras estão atravessando o infinito,os portais dimensionais, e são veículos para a consciência e a mente cósmica se fundir com a estranha realidade de outros mundos.Mas esta viagem,infelizmente, não é para todos,pois a maioria permanece em um casulo fechado ,dentro de estruturas concretadas.A maioria só olha para o intestino, para um campo finito e medíocre da vida, que se acaba muito rápido.Não consegue vislumbrar os portais e além, no infinito.

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

KARL STOCKHAUSEN (1928) & KLAUS SCHULZE(1947) ALEMANHA
Ambos Mestres da Música Eletronica de vanguarda.Ambos alemães e já falecidos.Deixaram vasta obra.São pioneiros em seus respectivos estilos. Mas não compartilhavam a mesma visão de música, apesar de alguns aspectos serem denominador comum entre ambos. São dois músicos que me influenciaram e me empuraram em direção mais profunda nas pesquisas de Sintetizadores e aspectos da física musical. Schulze seria somente 10 anos mais velho que eu.Foi em direção à música aleatória eletronica, que aborda a não repetição nunca de seus sons ou eventos musicais, que só podem ser ouvidos e repetidos nas gravações. Já Stockhausen avançou na música erudita de vanguarda escrita e pré estabelecida em partituras complexas(como se vê na foto debixo de Schulze). Suas partituras apesar de complexas, podem ser executadas por outros músicos da área(se bem que pouquíssimos).Stockhausen utilizou básicamente no inicio ruídos e sinais de radio frequências, barulhos, osciladores de ondas misturando e criando uma música de pesquisa bem estranha e diferente,Compos para Orquestra e Sintetizadores também,usando serialismo integral e música concreta.Alguns trabalhos dele com sintetizadores são similares aos de Klaus Schulze(poucos).Breve postarei alguns discos Remaster deles para todos que se interessarem. Ambos eram visionários metafísicos da estrutura mística e da física quântica do Universo.Stockhausen aplicava o Zen Budismo em sua filosofia musical, assim como John Cage. Geniais e inesquecíveis!!
O ROCK ESTÁ VIVO, A MÚSICA CONTINUA!
para viciados nas bndas anos 60-70-80...que dizem que não há mais talento ou arte, sinto informar que há! E muita banda e músicos incriveis estão fazendo uma sonzeira.O problema é a "estagnação "de caras que ficam sempre ouvindo e falando da mesma banda e do mesmo disco! Felizmente o Universo conspira a favor e vão acontecendo revoluções, mutações e nóvas coisas sugem da geração espontânea!! Cito aqui 4 BANDAS INDICADÌSSIMAS: 1- OSI- (USA) Esta banda segue as pegadas do Porcupine Tree, mais agressiva e pesada.E de quebra com o baterista GAVIN HARRISON, um dos maiores da atualidade.Incrivel som,composição e nível musical em ambos CDS aqui mostrados 2-CALIBAN (Alemanha) Esta banda é destruidora e trafega do Groove Metal ao Death/Black Metal.O baterista é uma das sensações do Grupo também.Músicos virtuoses, peso e muita criatividade rítmica 3-CHIMAIRA( USA) Impressiona a complexidade e peso técnico do baterista+ guitarrista+baixo.Absurdo este CD Ressurrection, um dos melhores!! 4-HELLSAKURA- Brasil/Japan- banda no território nacional ,paralela ao Nervochaos.Incrivel sonoridade Hard+Heavy+ Death. A guitarrista japonesa Cherry (foto) morreu jovem,deixando esta gravação entre outras com o Nervochaos.Este disco lembra RUSH, DEEP PURPLE, mas com uma pegada mais detonada, pesada e muito boa!!Impossível não gostar.A Arte do CD é uma obra prima contendo ainda um Poster! Eu tenho todos os CDS também a venda a quem interessar. OUÇA!!Abra a cabeça!!

sábado, 17 de agosto de 2024

ÓPERAS AVANTGARDE (Arranjos pra Documentários na Itália 2010) NORMA(Casta Diva) e IL GUARANY(Protofonia) por Amyr Cantusio Jr(Piano & Orquestrações) LINK: https://mega.nz/folder/gmtATbpJ#hxNlnNvJBK4DO-r-m6c8Aw
Recebi um convite difícil de orquestrar numa releitura mais de vanguarda das Óperas Casta Diva (Norma de Bellini) e a Protofonia de Carlos Gomes (Il Guarany) para 2 documentários italianos. Versões instrumentais somente.Foi um desafio criar e gravar tudo sozinho. Casta Diva aqui na pasta tem 6 Takes( Tomadas com orquestra, com Piano e Orquestra,só com Pianos, só com Orquestras e uma Eletrônica)Todas orquestrações fiz com sintetizadores. Já Il Guarany tem a Protofonia ( abertura) toda com um peso do Rock, e uma parte somente com Piano.

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

UNIVERS ZERO LIVE REMASTER LINK: https://mega.nz/folder/VzkVSSCQ#Kuxfj4N6Vi_EcE5L899Arw
O que posso contribuir para a educação musical elevada da Arte e Música no Brasil gratuitamente como faço sempre, é elucidar musicalmente história, biografias e links técnicamente expondo fatores para pesquisa e estudo. Trabalho fenomenal do baterista/compositor genial Daniel Dennis.Impressionante as divisões e performances rítmicas e complexidade harmonica! Com a criação da Nóva Música Erudita de vanguarda pós Schoemberg,bandas como Henry Cow (*) e Chris Cuttler criaram o movimento de música experimental fundida ao rock e jazz.O Univers Zero e o Art Zoyd, e logo após o Prèsent, entraram no movimento, que é uma dissidência européia,desembocando nos USA, rompendo todos parâmetros musicais, revolucionando assim, toda a música conhecida até então.Um dos principios era o compositor (*) Henry Cowell(USA 1897-1965).Segue aqui uma pequena Bio: Cowell experimentou com clusters desde o início e desenvolveu a técnica do piano de cordas, em que as cordas do piano são diretamente dedilhadas, limpas, raspadas ou arranhadas, abrindo assim o caminho para o piano preparado por John Cage. O desenvolvimento artístico de Grete Sultan também foi decisivamente moldado por Cowell. Junto com Joseph Schillinger, ele projetou o Rhythmicon, que foi construído em 1931 pelo russo Leon Theremin e possibilitou a geração automática de ritmos. Junto com Charles Ives, Charles Ruggles, John J. Becker e Wallingford Rieggerele é contado entre o grupo de compositores de vanguarda dos Cinco Americanos.
ATOM HEART MOTHER-Ron Geesin (arranjos para o PInk Floyd) 1970 -Orchestre Philharmonique de Radio France 2012- with Ron Geesin Link Remaster & Sinopse por Amyr Cantusio Jr : https://mega.nz/folder/lidzVQjI#4eg88N-ukC4joKgSeWUFfA
Em 1970 ,Roger Waters procurou o grande músico de vanguarda,Ron Geesin para fazer os arranjos no lado "A"inteiro do LP do Pink Floyd "Atom Heart Mother".Waters havia gravado "Music from the Body"com Geesin,e acertou em cheio ao convida-lo.Nesta peça original escrita e arranjada por Geesin, ele toca na íntegra os arranjos originais com Grupo e Orquestra( na radio Francesa ) com um Coral de 30 vozes mistas e,uma banda (hammond organ, guitarra, baixo e bateria) e um naipe de 12 Sopros,um Maestro Regente, e ele próprio no Grand Piano Acústico usando baquetas nas cordas do piano e palhetas ,como Keith Emerson.Geesin é um fantástico pianista de Rag Time e orquestrador de música erudita de vanguarda.Uma obra prima.Incrível a vanguarda e os arranjos que acho mais precisos que os do Pink Floyd , pelos músicos aqui todos terem formação erudita. Geesin descreveu a composição e os arranjos como "um difícil e complexo trabalho". Ninguém sabia o que se pretendia, eles não sabiam ler música(exceto o tecladista Rick Wright) e conforme Geesin,ele e Wright trabalharam a secção central com o Coral .Gilmour fez umas linhas melódicas.Ele diz que o grande problema era que eles não sabiam ler música!
GENTLE GIANT -In A Glass House 1973 LINK -Edit Remaster(2 faixas Demo): https://mega.nz/folder/knFBUIKL#VjuwGsh9lxheDxlIvsNFCg
Na minha opinião, mapeando todo acervo que conheço e conheci desde 1968 no Progressive Rock, o Gentle Giant é a banda mais complexa, diferente, criativa e avantgarde nesta área.Eles começam sem muita pretensão, com o primeiro LP bonito, mas nada superior ao Genesis ou Yes por exemplo.Mas já a partir de Three Friends, a coisa dá um salto fenomenal.Em Aqcquiring the Taste vão mais longe.Em Interview atingem o amplo aspecto sinfonico/vanguardista num disco que é já polêmico entre os fans.Para mim, um dos melhores. Mas a bola na caçapa (não citando Power and Glory , Free Hands,ou Octopus) é o LP de 1973, In A Glass House. Também um disco ousado, tem fans que não gostam, e outros que o veneram.É o disco mais "underground" da banda. Sua mistura precisa de música clássica, barroca e o atonalismo já decorrente da música erudita de vanguarda (incluindo os up-tempos rítmicos e contra ponto dos instrumentos e vozes)com o jazz e o rock, dão o tom único característico deles.Com a entrada do baterista John Weathers, a banda fica coesa,porque Weathers segura a mão sem muita complexidade, para a banda justamente fazer um contra ponto melódico e harmonico difícil e atraente. Diferente de bandas como EL&P , onde o baterista executa junto aos outros instrumentos a quebradeira toda.Só para comparação e entendimento. Mas o líder supremo, formado na School of Music( bem como todos) é o tecladista, celista, vibrafonista, vocalista e compositor principal, Kerry Minnear. Sabe compor e criar toda a malha e trama musical incrível e difícil,com músicas que não são fáceis de se tocar, justamente pelos contratempos funcionais entre teclados e guitarras, costurados pelos vocais .Além do mais, ele experimenta uma grande variedade de timbres nos sintetizadores, hammond e piano, sem cair num eletronico complexo. Funde muito bem a música de Camara com o Rock.Uma obra prima que coloca este grupo no século XX como uma das principais contribuições ao vanguardismo do Rock.

sábado, 10 de agosto de 2024

ALPHA III- Black Hole CD 2013 LINK: https://mega.nz/folder/8jtAjLKA#Rygywc7sCXNjsQnBmC4wqQ
Este trampo foi gravado em estudio profissional.Demorou um ano para compor as letras e tocar tudo.O estilo é mais Rock Gótico Eletronico com vocais dedicados ao Peter Hammill/ Van Der Graaf Generator (do qual sou um grande fã). O som vai numa praia na linha Depeche Mode ,Death Star,etc... Também tem algo na era Genesis anos 80. Nunca foi lançado ( para variar) oficialmente! Então fica aí o presente para vcs!!

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

ALPHA III- Japão marquee Magazine anos 80 Fotos e matérias sobre meus LPS.
Raul do Valle 1936 Campinas S.P. UNICAMP
Natural de Leme, São Paulo, 1936, estudou com Camargo Guarnieri e diplomou-se em sua classe de composição e regência no Conservatório Musical de Santos, em 1973. Foi contratado como professor da UNICAMP em março de 1974. Viajou no mesmo ano para a Europa, onde estudou com Nadia Boulanger, em Paris e com Alberto Ginastera, em Genebra. A partir de 1976 passou a residir em Paris onde estudou com Oliver Messiaen, Pierre Boulez e Iannis Xenakis. Participou de ateliers de criação com John Cage, Andre Boucourechliev, Andrey Eschpay, Ton de Leeuw e outros. Especializou-se em música eletroacústica no Groupe de Recherches Musicales – GRM, com Guy Reibel e Pierre Schaeffer, entre 1976/78. Sua produção inclui várias obras sinfônicas, de câmara e eletroacústicas, além de músicas para filmes, curtas e longas metragens, vídeos, teatro, dança e espetáculos multimídia. Sua obra Estrias IV, para violoncelo, representou o Brasil na 26º Tribuna Internacional dos Compositores, UNESCO, 1979, e foi destaque na Tribuna Internacional de Composição para América Latina e Caribe/TRIMALCA, UNESCO, São Paulo, 1980. Encadeamento, para cinco contrabaixos, representou o Brasil na 28ª Tribuna Internacional dos Compositores – UNESCO, Paris, 1981. Entre seus prêmios destacam-se Prix du Public e Prix de la Critique, do Centro Internacional de Percussão, em Genebra, 1975, com a obra Cambiantes; Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte/APCA, de 1980, com Contextura, melhor obra sinfônica; Prêmio APCA de 1984, com …Os Ventos Quentes, melhor obra experimental; prêmio candango no XVII Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, filme de curta metragem O Incrível Senhor Blois, de 1981, melhor trilha sonora.É doutor em música pela UNICAMP e professor titular aposentado do Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas/ UNICAMP. Criou em 1983 o núcleo interdisciplinar de comunicação sonora/NICS e foi seu coordenador de 1983 a 2000. É membro fundador da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea/SBMC; membro fundador da Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica/SBME; membro fundador da Academia Paulista de Música e Academia Campineira de Música. Foi eleito para a Academia Brasileira de Música em 1994.
Juliette Nadia Boulanger ( França 1887 - 1979) Professora de música, maestrina e compositora francesa. Ela ensinou muitos dos principais compositores e músicos do século XX, e também se apresentou ocasionalmente como pianista e organista. Boulanger foi a primeira mulher a reger muitas orquestras importantes na América e na Europa, incluindo a BBC Symphony , a Boston Symphony , a Hallé e a Philadelphia Orchestras. Ela regeu várias estreias mundiais, incluindo obras de Copland e Stravinsky . De uma família musical, ela alcançou honras precoces como aluna no Conservatório de Paris, e entre seus alunos estavam muitos compositores, solistas, arranjadores e maestros importantes,tal Aaron Copland , Eliot Gardiner , Philip Glass , Roy Harris , Quincy Jones , Astor Piazzolla ,etc...
Boulanger lecionou nos EUA e na Inglaterra, trabalhando com academias de música, incluindo a Juilliard School , a Yehudi Menuhin School , a Longy School , o Royal College of Music e a Royal Academy of Music , mas sua base principal durante a maior parte de sua vida foi o apartamento de sua família em Paris, onde lecionou durante a maior parte das sete décadas, desde o início de sua carreira até sua morte, aos 92 anos.Não era compositora, mas era de uma inteligencia fenomenal como professora.Em especial a Música Erudita de Vanguarda.