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segunda-feira, 22 de julho de 2024

EDGAR VARÈSE & KARL STOCKHAUSEN (Música & Ciência & Rock) por Amyr Cantusio Jr Na atualidade, o músico precisa estar inteirado da realidade tecnológica.Se estudar engenharia eletronica, computação, matemática, física,neurociência, etc....vai estar mais adequado a utilizar os novos meios musicais vanguardistas.No caso Varèse(França) era matemático.E Stockhausen estudava Física Acústica. Varèse e Stockhausen mudaram o curso do Rock ,criando estruturas musicais que foram amplamente utilizadas começando pelos Beatles na Abbey Road Studios,Frank Zappa, a maioria das bandas de Kraut Rock alemãs,no Rock In Opposition e no Rock Progressivo,com milhares de bandas e músicos utilizando principios básicos desta nóva música. Varèse começou a trabalhar em Amériques, que terminou em 1921. Nessa obra, Varèse mostra-se particularmente atento em dar corpo à matéria sonora proteiforme, palavra criada a partir da entidade mitológica grega Proteu, : ele transforma as massas sonoras em cores de timbres, jogos de interações recíprocas, liberadas do jugo de um sistema. Necessitou integrar, para essa empreitada, novos conceitos de sonoridade, que transformam os parâmetros clássicos da música em categorias mais amplas, portanto em campos, noção móvel, mas mais em consonância com as pesquisas desenvolvidas pelas ciências físicas de hoje. Com efeito, na teoria quântica de campos, derivada dos trabalhos sobre o eletromagnetismo, os resultados exatos são raros, e deve-se habitualmente valer-se de métodos de aproximações sucessivas (também chamada de teoria das perturbações). Notar-se-á igualmente a concordância da composição Amériques com a publicação da teoria da relatividade geral de Albert Einstein (1915). Foi depois de terminada a mencionada obra que Varèse fundou a International Composers' Guild, (inglês para: Associação Internacional de Compositores), dedicada à interpretação de novas obras de compositores norte-americanos e europeus, e para a qual compôs quantidade de peças para instrumentos de orquestra e voz, como Offrandes, em 1922, Hyperprism, em 1923, Octandre, em 1924, e Intégrales, em 1925. Também Karl Stockhausen,nascido na Alemanha, foi um dos maiores cientistas musicais da Música de Vanguarda.Após ter criado a primeira peça que fazia uso da técnica da síntese aditiva com base na unidade da onda senoidal, Stockhausen compôs dois estudos de música eletrônica (Studie I e Studie II) com o objetivo de analisar as potencialidades dos sons eletrônicos e criar novos timbres sem o auxílio de instrumentos, apenas com a mistura de ondas senoidais (através de um método por ele desenvolvido) e a vibração induzida de uma película com a onda resultante das misturas (princípio da caixa de som). Suas obras seguintes, assim como toda a música eletrônica, tiveram forte embasamento nos resultados que alcançou nessas duas peças musicais. Antes disso o compositor já havia criado um estudo de música concreta,e havia dado à peça o nome de Etude.

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