Total de visualizações de página

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

ANDRAGONIA CD( Secrets in the Mirror) 2010


ANDRAGONIA
Secrets in the Mirror
Nota 7.0


Como eu não gosto muito de analisar trabalhos musicais faixa a faixa, que é sacal,tanto pra quem faz a resenha como pra quem lê, eu sempre coloco de forma geral o que um ouvinte pode esperar de uma obra.
Em primeiro, vamos aos pontos positivos deste CD nacional, próximo à um estilo de progr.metal pesado.A banda Andragonia neste seu CD debut “Secrets in the Mirror” mostra competência acima da média tanto nos arranjos musicais, quanto na plasticidade e qualidade de gravação/mixagem da obra.Nível internacional sem dúvida na produção holística do CD( capa e booklet muito bons e bem desenhados).
São 10 faixas bem colocadas, sendo a qual mais curti foi a última longa faixa de 10 minutos “Prision without Walls”.
De maneira geral o que soa repetitivo aos meus ouvidos hoje, na música ou rock de maneira geral, é a falta de identidade própria das bandas.Nada se cria, tudo se copia.
O que difere em muito do rock clássico é justamente isto, a falta da metafísica , da lisergia, do vôo, da dinâmica, dos entre-linhas, da mística, do arranjo, etc...
Muitos vão dizer”xii...lá vem este cara de novo viciado em rock clássico!”mas não se trata disto, apesar de eu fazer som vintage e ter nascido na época do rock clássico.
Eu aprecio e conheço uma porrada de bandas atuais nas áreas do gothic, doom, black, trash,heavi, progr. metal,etc...
Poderia citar que há fantásticas (poucas) bandas que criaram um estilo próprio e,quando vc. ouve, sabe que é a referida tocando.Uma delas é o próprio Dream Theater, que é muito imitado, e é o referencial básico do som do Androginia.
Em especial falta dinâmica, viagem, sair fora do padrão comum dos riffs pegajosos do progr. metal, para poder se diferenciar sonoramente.Mas aqui neste CD não acontece isto, bem como em várias bandas do mundo todo que tentam tocar este estilo, mas caem na repetição e no óbvio.Tudo soa no geral Dream Theater,quer queira ou não.
È como o caso entre muitos, do MINDFLOW (S.P.) que tem dois CDS com produção fantástica, mas soa uma cópia do Dream Theater.
O Andragonia tem suas diferenças e uma queda para o gótico de um Paradise Lost. Mas a quebradeira ofusca um pouco a cadência e a atmosfera do CD.
Eu tentaria ,como músico, fazer um som mais longo, com menos quebradeira, atentar para uma batida mais marcante e colocaria muito mais atmosfera e sentimento.E deixar mais elástica a música, pois aqui ela é reta,dura, não há nuances reflexivas, a não ser na faixa inicial.O vocal está com clichê em bandas de metal melódico.E tem uma porrada de bandas com vocais similares! Infelizmente uma realidade!
Por isto a nota 7.0
Uma indicação nua e crua ao pessoal jovem se chama “informação”,ouvir muita coisa do passado,desde a música de um Philip Glass e Brian Eno, até os clássicos alemães por exemplo dos anos 70, que são incríveis!
A música erudita, medieval, o rock psicodélico, ópera, eletrônico, musica serial,as temáticas, ler muito autores da grande métrica poética,etc...e tal.Falta cultura geral e muita viagem interior através da meditação, da contemplação mística e da lisergia psíquica hoje em dia.
Pesquisar e tentar desenvolver mais a vontade e criação própria sem querer ou pensar em agradar facções ...tendo em mente que na realidade a gente nunca agrada a todo mundo!
Bem, ai está o recado!
Finalmente a banda é formada por:
Ricardo De Stefano (v),Thiago larenttes(g),Cauê Leitão(g),Yuri Boyadjlan(b,v) e Daniel de Sá (dr)
O CD tem a divulgação e distribuição de Eliton Tomasi (ex-Valhalla).
Contato:
eliton@somdodarma.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário