Total de visualizações de página

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

UNDERGROUND-Bandas fabulosas que nunca serão conhecidas da mídia!!
São dezenas de PAÍSES com milhares de BANDAS ...Muitas superiores e complexas, muito acima das que ouvimos constante e comumente dia a dia na mídia e lojas.Estas nunca serão conhecidas.Outras anos 60,70, 80, 90, etc....se foram ouvidas por 10 pessoas é muito.A maioria é NATIMORTA...Porque a mídia e o povo também ajuda a manter a mesmice até os caras cairem podres de velhos.E em 50 anos, muita coisa que poderia ser ouvida, já morreu!! Ainda tem as bandas cover dando continuismo e matando totalmente músicos e bandas autorais. Vamos a SINOPSE destas duas obras primas: SERDCE-Cyberly (Banda da Bielorrussia) 2024 INCRÍVEL baterista!! Eu nunca imaginei ver mais técnica que Mike Portnoy, Bruford, Gavin Harrison, etc...mas este baterista é monstruoso.Tem 4 CDS e este é uma cacetada absurda!!Pode conferir( ProgMetal-Death) L'EVOLUZIONE-Antibiotic ( banda do Japão 1999) Outra cacetada.Vocais são na praia do Peter Hammill, outro baterista e músicos incriveis de Progressive Metal.Impressiona!!

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

YOKO ONO 1970 (solo)
Muito desprezada por pessoas sem noção ou que não entendem a artista que foi ,incluindo racismo e xenofobia...(e ainda é).Tinha formação em piano e Avantgarde Music com John Cage.Artista Plástica.Seu vocal abriu as portas para muita coisa como Dagmar Krause (Chris Cutler) ,Nina Hagen, Kate Bush, Meredith Monk, etc...Ornette Colleman (grande jazzista) faz uma JAM com ela neste LP. Foto do Livro Biográfico fantástico (eu li) indicadíssimo !! No mais o disco é bem experimental com ótimas partes meio sombrias beirando o Space , Kraut e Rock In Opposition!!Muita vanguarda para a época!! John Lennon sabia o que fazia!!

sábado, 25 de outubro de 2025

Arzachel - 'Same' - (UK 1969) LP
Incrível que neste ano haviam muitos lançamentos fortes...Mas esta banda estava com uma sonoridade muito à frente, inclusive do Pink Floyd, que vai ter este tipo de som a partir de Meddle.O som é meio kraut-space rock.A faixa Azathath vai lembrar muito o trampo do Focus (orgão e voz) que tenho certeza, que ouviram.Outras partes vão lembrar muito o Uriah Heep que vai lançar seu primeiro trampo 1 ano depois, em 1970...Há muita similaridade nos vocais e teclados.Enfim, um grandioso trampo, bonito, denso, bem à frente de seu tempo!! Vocais limpos e outros...pasmem...guturais que o Hawkwind vai usar em Warriors...magnânimo !!.Eu fui ter o LP por volta de 1978 numa loja de importados aqui em Campinas.

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

GENESIS ATÉ 1973 (Orquestração de Tony Banks) Até 1973, os teclados principais de Anthony Banks incluíam um Órgão Hammond L-122, um Piano elétrico Hohner Pianet N e um Mellotron Mk. II. Ele começou com um órgão Farfisa emprestado no final da década de 1960 (eu idem !!)No Selling England by the Pound ele acrescentou o Arp 2600 (Synth) ,um Elka Arp Stri
ngs e um Mellotron M-400. LPS como Trespass, Foxtrot e Nursery Cryme são obras únicas. Não usou nenhum sintetizador como Moog ou Korg.A diferença do Yes é grande, pois Banks usa a orquestração sinfonica com elementos timbrados de orquestras(cordas, sopro de madeiras, piano e órgão) e nunca usa efeitos sonoros ou música concreta, nem épicas.Já Wakeman usa Moog e diferencia o som de maneira geral, além de usar épicos como trompas e trumpetes sintetizados.

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

A CONSCIÊNCIA DO VAZIO "Uma Sinopse entre Nietzsche,Wagner, Marx e Arte
A CONSCIÊNCIA DO VAZIO "Uma Sinopse entre Nietzsche,Wagner, Marx e Arte A filosofia , a mãe da Arte e da Ciência, incluindo toda Literatura e Poesia,desemboca em tanques profundos.Destes abismos, surgiram 3 grandes pensadores,alemães, dos quais dois(Nietzsche e Wagner) foram grandes amigos durante anos, para entrarem numa  desavença ideológica no final.Os dois vão desembocar em Marx, depois na história da arte alemã. Nietzsche era um niilista convicto, não ateu, mas totalmente abstrato na idéia religiosa ( vários de seus discursos colocam o povo alemão como imbecilizado e vazio, ao contrário de Wagner). Richard Wagner um ateu que no fim, morreu aos pés da cruz com Parsifal, mas nunca convertido, já que apreciava Jesus e não aceitava a conduta judaica(  este foi o motivo alegado  de Nietzsche romper  amizade com ele, pois achava que Wagner havia cedido à religiosidade, o que não corresponde à realidade histórica).Quando Marx faz a análise social e econômica da Alemanha em si, mistura os dois elementos  anteriores descritos,em sua retórica, já que ambos decorrem de fatos sobre a sociedade alemã, da qual Nietzsche era um inimigo feroz,Wagner um restaurador e Marx um conciliador de ambos. No século XX  após grandes guerras, a música e arte alemã se desenvolvem com os restos carbonizados da retórica destes principais homens(não somente) que foram muito fortes na opinião alemã e sociedade como um todo da Europa.Obviamente não foram os únicos, mas geraram grandes conflitos ideológicos em todas as áreas, desde a política, a arte , a dramaturgia e o comportamental como um todo. O concretismo a frio e maquinista alemão corrói como ácido e dá forma à uma nóva estrutura musical,desembocando na Áustria e afins.A sociedade pós guerra entra em conflito com o nazismo, assumindo Marx e o sistema socialista( que se alastrou pela Europa) como opção, o qual depois também se fragmentou em seu próprio "capital".Um oceano vazio em sem forma (teoria do caos) deu à luz um filho estranho,híbrido e confuso, que até o momento é a polaridade no Planeta todo.Ou seja, o fundo  político polarizado, sem rumos,miscigenado e analfabeto, agressivo, e no momento, sem alternativas que possam conduzir o planeta Terra à um estado holístico de certezas ,e diminuir os conflitos sociais esburacados.

sábado, 18 de outubro de 2025

MIKE OLDFIELD LIVE 1979
LP DUPLO Obra prima com uma orquestra de músicos impressionante, incluindo o fabuloso batera(R.I.P.) do Gong, Pierre Moerlen.Versões de Tubular Bells e Incantations inteiras lindas!! TÉCNICA: - Mike Oldfield / bass, guitar, percussion, arranger, keyboards, producer - Maddy Prior / vocals - Pekka Pohjola / bass - Pierre Moerlen / percussion, drums, backing vocals - Pete Lemer / keyboards - Tim Cross / keyboards - Phil Beer / guitar, vocals - Ringo McDonough / bodhrán - Joe Kirby / bass - Nico Ramsden / bass, guitar - Nick Worters / bass - David Bedford / percussion, string arrangements - Mike Frye / percussion - Benoit Moerlen / percussion - Nigel Warren-Green, Vanessa Park / cello, celli - David Bucknall, Jessica Ford / celli - Pauline Mack, Donald McVay, Liz Butler, Ross Cohen, Danny Daggers, Melinda Daggers / viola - Ben Cruft, Liz Edwards, Jonathan Kahan, Dick Studt, Jane Price, Nicola Hurton / violins - Emma Smith, Marigo Acheson, Debra Bronstein, Diane Coulson, Mary Creed, Mary Elliott, Emma Freud, Clara Harris, Cecily Hazell, Wendy Lampitt, Catherine Loewe / vocals, choir - Chris Nicholls, Sebastian Bell / trumpet - Ray Gay, Ralph Izen, Collins Moore, Simon Salminen / trumpet, flute
MAGMA 1974 (LP França)
ESte album relançamento duplo mostra uma das maiores obras primas do Rock Progressivo avantgarde...denominado estilo "Zeuhl" com inserção no Rock In Opposition.Trampo complexo, desenvolvido pelo gênio do baterista incrível, vocalista,letrista e arranjador- compositor CHRISTIAN VANDER. Vander além de ser um dos maiores bateristas que já ouvi, criou ainda um idioma no qual seus discos são cantados.A linha complexa vocal me lembra muito Stravinsky !! Uma obra prima para ouvidos treinados e almas apuradas!!

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

UNIVERS ZERO-Heresie 1979 LP Belgica Obra prima.Avantgarde MUsic -Rock in Opposition.Uma sinfonia tensa e macabra, lembrando uma trilha de filmes de terror em preto e branco! Os caras criaram uma textura nóva na área esquerda total do rock ( não comercial) intelectual e de alto nível metafísico/sinfonico.As texturas pairam no cromatismo e atonalismo denso, com cortes de bateria percussivos as vêzes jazzisticos, mas fóra do padrão convencional.Segue a linha do primeiro LP de 1977, mais denso ainda, com Trigaux na cabeceira e Daniel Denis costurando as composições.
Le Loyer, Pierre (1550-1634) Sieur de la Brosse, conselheiro real e demonógrafo. Ele nasceu em 24 de novembro de 1550, em Huill é em Anjou , França , e mais tarde tornou-se magistrado em Angers. Le Loyer foi o autor de Discours et histoires des spectres, visions, et apparitions des esprits, anges, demons, et â mes se montrant aux hommes (Discurso e Histórias sobre Espectros, Visões e Aparições de Espíritos, Anjos, Demônios e Almas que Apareceram Visivelmente aos Homens), publicado em Paris em 1605 em um quarto volume. A obra é dividida em oito livros que tratam das visões maravilhosas e prodígios de vários séculos e dos autores mais célebres, sagrados e profanos, que lidaram com assuntos ocultos. Ela discute a causa das aparições; a natureza dos espíritos bons e maus; demônios; êxtase ; a essência, natureza e origem das almas; mágicos e feiticeiros e a maneira de sua comunicação; espíritos malignos; e impostores.

domingo, 12 de outubro de 2025

VAN DER GRAAF 1977 ( oitavo LP da banda sem o nome Generator) Peter Hammill fez uma inusitada modificação no time (como King Crimson) e colocou Graham Smith nos violinos, assumiu os teclados ,colocou um baixista novamente.Peso e densidade, um LP eclético que eu adoro!!No começo se estranha a falta do órgão e mellotron de Banton, mas a cacetada dos músicos ´supera!! Eu fiz de presente ao Hammill uma gravação mantendo os músicos originais do LP e acrescentei orgão, synth e mellotron na faixa "Lizard Play".Óbvio que nunca saiu oficial...Mas tenho!! Antecede ao show do Vital Live só que com faixas inéditas! Banda - Peter Hammill / vocals, guitars, keyboards, producer - Graham Smith / violin, viola - Nic Potter / bass - Guy Evans / drums, percussion -David Jackson-Sax and Flutes
VAN DER GRAAF 1978 (LP Duplo ao Vivo) Peter Hammill sempre esteve
na vanguarda, densa, dark, metafísica e obscura. O lançamento deste LP eclético coloca a banda no rastro do Rock In Opposition ( R.I.O.) , lançado logo após um ano do Univers Zero sacramentar o fantástico LP 1313. Este LP ao vivo tem uma formação sem o tecladista Hugh Banton(assim como o "The Qiet Zone" )Se notarem ambos os álbuns saem somente como VAN DER GRAAF(sem o Generator) É uma obra prima, complexo, virtuoso, e tem como convidado de honra na cabeceira o incrível violinista Graham Smith.Aliás Peter colocou muitos "instrumentos de Arco como Cello e Violino , e o baixista novamente presente.O que dá uma performance única , ácida, sinfonica vanguardista ao som!!São versões de discos anteriores com uma roupagem única !! A banda foi formada na ocasião asim: - Peter Hammill / vocals, piano, guitar - Nic Potter / bass - Graham Smith / violin - Charles Dickie / cello, electric piano, synthesizer - David Jackson / saxophones & flute (4-7) - Guy Evans / drums

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

GENESIS LPS BOOTLEG 70's Tem inúmeras gravações de época com improvisos raros, gravados em mesa de som(soundboard)

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

UNIVERS ZERO -1313 1977 Belgica A fantástica estréia desta banda que mistura a música serial erudita sinfonica, jazz e rock, com elementos experimentais, cria juntamente com Henry Cow, Art Zoyd, Present, Cassiber,Nucleus, etc...(alguma variação com Magma) a sigla ou movimento ROCK IN OPPOSITION.Uma esquerda totalitária anti-mídia medíocre( da qual faço parte) contra música de baixo nível, exploração de produtoras e gravadoras ,etc...Criando uma música beirando o Kraut Rock (tal qual o Faust ou Can) mas com uma dinâmica marcada na música erudita escrita e rigorosa, dodecafonismo e serialismo com variações de música concreta. Altamente eclética, de difícil audição para alguns (tal qual um King Crimson) , intelectual e metafísica,com atmosferas baseadas em temas obscuros, dark e sinistros.Um dos maiores bateristas da época, Daniel Denis, é também compositor e arranjador como Christain Vander (Magma) e Trigaux um maluco como Faust (banda kraut alemã). - Roger Trigaux / guitar, harmonium (6) - Emmanuel Nicaise / harmonium, spinet - Christian Genet / bass - Guy Segers / bass & voice (6) - Patrick Hanappier / violin, viola, pocket cello - Marcel Dufrane / violin - Michel Berckmans / bassoon, oboe (6) - Daniel Denis / percussion
CRUCIS & EL RELOJ Bandas impressionantes anos 70 da Argentina, entre as melhores do mundo!!

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

RUSH & NÓVA BATERISTA ANIKA NILLES( Germany) Oportuno.!! Hora de todas as bandas centenárias que sobraram sairem do guarda-roupa.Infelizmente é algo como o disco 13 do Black Sabbath(do qual não gosto de nenhuma faixa) com um baterista que não chega no nível e pegada do Bill Ward.EStavam lá Ozzy, Buttler e Iommi mas a batera nada a ver com o estilo solto e pesadão jazzistico do Bill Ward( caso do Black Sabbath) Anika Nilles é excelente baterista.Agil, técnica, mas extremamente leve e sem pegada para um som como o Rush.Substituir Neil Peart? Só Bill Bruford. A técnica de Anika é de jazz, bumbo duplo moderna e fusion.mas não tem a pegada e peso de um batera para bandas como Prog.Metal. Lógico, os caras vão fazer shows com a amplificação máxima da bateria.Pois ela não tem aquela porrada selvagem, ela é uma fabulosa baterista de fuision-pop.Outro tipo de banda e sonoridade.Não sei como vai soar.Mas para "saudosistas surdos" tudo fica bem !! Creio que Geddy e Alex deveriam escolher com mais calma um batera ( não importa o sexo) mais feroz e pesado. mas taí minha opinião!!

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

ORGÂO HAMMOND B3 (Mitos) & ORGÂO MINAMI (Brasil) Análise Técnica para interessados: No Brasil anos 70 tínhamos vários excelentes órgãos os quais eu toquei e tive, como Minami, Gambitt, Caribean, Saema, Electone, etc... Muita gente acha que o órgão Hammond B3 tem aquele SOM DISTORCIDO E COM VIBRATOS por ser único.Na realidade, eu a pedidos técnicos já mandei uma matéria anos atrás sobre isto. 1- Os órgãos eletronicos, tanto nacionais ou americanos ,europeus, etc...são iguais.O som básico e a estrutura de naipe de registros é similar, a caixa de som abaixo e pedaleira de baixos, os 2 teclados etc... 2-Então o que muda para fazer aquele som DISTORCIDO COM PHASER(Ondulado) que o Jon Lord, Ken Hensley ou Keith Emerson sacramentaram?? Falta a CAIXA LESLIE. 3-A caixa LESLIE *(foto)analógica chata e pesada com válvulas é difícil de carregar. Ela simula duas coisas: a-) a Rotação que dá o efeito de phaser ou flanger b-) a distorção de válvula que mostro na foto abaixo, Leslie 47 que fica DENTRO da caixa abaixo de uma válvula, com um botão escrito "saturation" Daí vc. pode fazer o DRIVE (distorção leve )ou "pesada.Não é o ÓRGÂO que muda o som, mas a CAIXA 4- Resumindo, para fazer este EFEITO em qualquer órgão vc. não precisa gastar 80 Mil Reais num Hammond B3. Pode comprar um Minami como este da foto por 3 mil reais (ou até menos) e usar uma pedaleira "barata" como uma Korg,Zoom, etc...programando o efeito DISTORÇÃO + REVERBER+ FLANGER ,CHROUS ou PHASER.Passa o fio de saídade som OUT do Órgão pelo Pedal ou Pedaleira (INPUT) e manda o OUTPUT da PEDALEIRA ou PEDAL e manda para o PA ou AMPLIFICADOR. TÁ RESOLVIDO!! abs.