Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

ARTE, ROCK E CAPAS O mundo não vai parar só porque voce não gosta, ou deseja.As coisas continuam seu rumo, seja involutivo, ou destrutivo, ou mesmo evolutivo em partes. A Arte é um grande veículo psycho-vein para qualquer tipo de alteração emocional,espiritual e psiquica. Tanto audio-visual quanto sensorial holistica. Andar em marcha-ré é auto destruição.Eu sempre olho para trás só para relembrar.De resto é o "aqui e agora".Tem muita coisa rolando e acontecendo.É só voce sair do seu mundinho de preconceitos e abrir os olhos. Existe um "koan Zen" que diz: O sapo que mora no fundo do poço, não sabe o tamanho do oceano"

terça-feira, 17 de setembro de 2024

"O ROCK ESTÁ MORTO"?
Minha opinião ,já que vivi a era vintage inteira, tanto como músico atuante na área, quanto como fã e consumidor dos LPS que saiam dia a dia no Brasil e no mundo.Os anos 70 em especial. O Rock surgiu como um movimento revolucionário pós II Guerra Mundial e isto é fato .Encerrado. Foi um marco de intelectualidade, experimentalismo, ousadia e foi sobretudo, a música oficial do Planeta Terra entre os anos 60 e 70 ,com os The Beatles liderando a cabeceira.O resto a maioria sabe. Após os anos 80, a Era Disco de Bee Gees e John Travolta predominou no Pop -Dance Music.E Michael Jackson no paralelo. O Rock ainda tinha poder de fogo, mas já não era mais a Revolution.Era o entretenimento, bandas que aderiram a mudanças (por exemplo a New Wave e a New Age ).Iam perdendo seu teor revolucionário,se mesclando a outras ideologias e vertentes musicais. Passando os 80, ainda havia destaques no Death e Thrash Metal como Sepultura e Metallica criando uma nova vertente, o som gutural nos vocais, o Death e o Black Metal despontando no satanismo,o Gothic Rock ainda tinha Sisters of Mercy, The Mission, Bauhaus, Siouxsie, etc...E ainda havia o Neo Progressivo liderado pelo Marillion dando um nostálgico continuísmo do Gênesis dos anos 70.Mas nada já era como os anos 60 ou 70.Bem diferente. Entra o RAP, o HIP -HOP ...e aí o Rock já não é mais a música mundial, mas um gênero datado para cultuadores e fãs. Resumindo, neste quesito, o Rock morreu! O que temos hoje é uma resistência no "underground" de bandas antigas, e bandas novas, cultuadas por fãs específicos(Segue aqui um LINK de bandas nacionais totalmente desconhecidas que fazem a cena no Brasil para vocês terem um idéia do que não é apresentado ao povo -Death e Metal) https://www.youtube.com/@BrazilianTrueBlackDeathMetal/videos ) assim como sobrou sequelas da Música Clássica, da Ópera , do Jazz e do Blues. Mas o movimento produz muita coisa e diversificada no mundo todo, e está muito ativo, apesar da mídia obsoleta ignorar 90% das melhores bandas e músicos da área.Como montar um lixo de Rock in Rio com sertanejo e funk dizendo que isto representa o Rock. Neste aspecto, para a mídia que nada sabe, o Rock não morreu...Ele nem existe!!
BLACK LABEL SOCIETY -2018
Zakk Wild, guitarrista e vocal do Ozzy ,coloca este petardo , na minha opinião ,de longe ,o melhor trampo da banda. É Black Sabbath puro , com vocais e guitarras bem na linha do velho Sabbath.Riffs matadores e solos de guitarra incríveis. Podem ouvir.Stoner Rock de cabeceira.

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

FESTA ÁRABE NO SABADO CAMPINAS S.P. Música Folk do cantor Tony Mousayek (Novela "O CLONE")
Da esquerda para Direita: JohnnyMousayek(derbak)/Pierre(percussão)/Cathia Cantusio (promoter)/Delegada Teresinha( pré-candidata vereadora em Campinas)/Tony Mousayek (cantor) e Amyr Cantusio Jr( músico) #arabiannights #musicaarabe #tonymousayek #delegadateresinha
ELECTRONIC KEYBOARDS DO BRASIL(Mostra Videos -Clip Coletiva por Amyr Cantusio Jr) LINK YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=nx2kGs-G0eA Aqui estão vários tecladistas,engenheiros da eletronica, músicos amadores e alguns profissionais que movimentam a cena nacional,num universo quase desconhecido do próprio povo. São Videos que coletei ,todos conheço pessoalmente,para dar aos amantes do genero uma perspectiva do que é produzido nos bastidores do sub-mundo da música eletronica ,eletro- acustica e progressiva nacional. Não há críticos na área, quase nenhuma revista ou matéria que cubra ou divulgue comentando estes trabalhos.Então segue para voces uma Sinopse Geral: 1-Arthur Joly (S.P. Engenheiro e produtor, criador do Big Modular Synthesizer Reco-Synth. 2-PAULO BETO (S.P.)- Anvil X e Solo.Paulo trabalhou em bastante coisa,incluindo o Joly.Não sei como os trabalhos são pouco divulgados. 3-JOSE D'ELBOUX (S.P.)-Gravou 2 CDS com seu projeto Tau Ceti.É um dos raros grupos em que a forma Power Trio só com teclados/batera e baixo é usado além de mim próprio, no Brasil. 4-RONALDO RODRIGUES( Campinas S.P./R.J.) Caravela Escarlate.Também só conhecido no meio específico. 5-VINICIUS BRAZIL( R.J.) engenheiro criador da linha de Synths Lizard.Também gravou um CD com a banda Aether. 6-PATRICK WICHROVSKY- (R.J.)Tem um CD triplo "Eram os Deuses Astronautas"independente e tocou em algumas bandas de progressivo. 7-VENTO AZUL DO SOM-(SE) Marcio e Marcelo Prata.São heróicos criadores de "sucatas synths", sem quase nenhum recurso, e ainda gravaram LPS e algumas fitas independentes na raça.São bem experimentais na eletro-acústica. 8-GUSTAVO JOBIM(R.J.) tem muitos CDS e trampos gravados independentes, e muito restrito ao circuito underground. 9-ELOY FRITSCH( R.S.) um dos mais famosos, com vários CDS solo, e de sua banda Apocalypse( que apesar de conhecida no exterior, no Brasil é quase totalmente desconhecida) capas e trampos profissionais.Eloy é professor da UFRGS. 10-EDGAR FRANCO (GO) Letrista, ilustrador e PHD em Artes PLásticas, tem vários trabalhos multi- midia em CDS, revistas, etc...Também como o Eloy, professor na UFRGN. 11-FABIO RIBEIRO(S.P.) Também famoso por ter tocado na banda underground III Milenio(LP), Blezqi Zatsaz (solo LP) e Angra (CD). 12-ALPHA III (Amyr Cantusio Jr) (Campinas S.P.)- meu Projeto, talvez o mais famoso pelo conjunto da obra (LPS e CDS) que por sorte do destino atingiram mais de 20 países,no Underground também,com uma relevância relativa ao meio somente.

domingo, 15 de setembro de 2024

KLAUS SCHULZE, AMYR CANTUSIO JR & VANGELIS Yamaha CS-60 and Yamaha CS-80 Synthesizer
Por volta dos anos 80, nas gravações de meus 7 LPS nesta década, usei o Sintetizador Yamaha CS-60, o antecessor do CS-80 que foi utilizado nesta mesma época por dois monstros dos teclados,Vangelis e Klaus SChulze, mas com o CS-80.São poucas diferenças entre os 2 Synths. SEguem algumas fotos e uma minha recente, a qual fiz tocando várias Demos Clips- postadas no meu Youtube aos interessados. O disco onde mais usei os sintetizadores da Yamaha foi TEMPLE OF DELPHOS (1988) onde usei a Yamaha Drum Machine RX5, e os Yamaha CS-30 l Monophonic Solo e o Yamaha CS-60.
LITERATURA MUSICAL & ESOTÉRICA Ganhos e Perdas em Campinas S.P.
Desde os anos 80 ,com o lançamento nesta década de meus 7 LPS(vinil) tive muito contato com a Literatura pesada na área teosófica, mistica e magia.No final dos 80 a Livraria Elo Mistiko ,capitaneada pelo falecido recentemente(R.I.P.) Helcio Grimaldi, era um grande núcleo de livros, LPS, CDS, Tarot, Retiros Espirituais, palestras, etc...Prticipamos juntos de dezenas de feiras esotéricas, compra e venda de discos New-Age( na época muito procurados)Infelizmente Helcio nos pegou de surpresa falecendo com 60 anos recentemente.Também segue a foto de alguns de meus livros,que foram posteriormente publicados em razão justamente de anos de pesquisas nestas áreas!

sábado, 14 de setembro de 2024

1995 INAUGURA UM IRON MAIDEN COM VOCAL DIFERENTE!
Blaize Bayley assume os vocais de uma das maiores bandas de metal mundial. Substituir Bruce Dickinson não é uma tarefa fácil, e se tornou ingrata ao Blaze. Mas vou deixar minha opinião. Eu tenho os 2 CDS e adoro.Tem somernte uma faixa chata que se durasse 3 minutos seria "suportável" ( cito a “The Angel and the Gambler” de 10 minutos) Quanto ao vocal de Blaze, é poderoso.Ele não usa absolutamente nada de efeitos na voz, que é gravada nua e crua, na cara. A diferença é bem grande da voz de Bruce. Blaze tem voz mais grave, vibrato rápido,e timbre bem diferente, que me lembra um outro grande vocalista, David Lee Roth do Van Hallen. Bruce tem a voz mais forte, impostada como ópera.Blaze canta sem impostação. Quanto ao instrumental, é fabuloso. É o Iron Maiden puro, guitarras e batera destruidoras.Riffs de rock rápidos, e algumas orquestrações que parecem ser teclados,mas na realidade são guitarras-synth trigadas em modulos sintetizadores. As capas são obras de arte.Eu daria nota 9 para os 2 CDS.E quem não ouviu, vá ouvir com calma, sem comparações de cantores, tal qual o Black Sabbath que tem gravações com vários cantores diferentes, e todos discos são ótimos.

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

ROCK NACIONAL -BANDAS QUE O BRASILEIRO NÃO CONHECE!
Toco novamente na ferida.Há dezenas de SITES e Gravadoras/Selos nacionais com fantásticas bandas nacionais de todos os generos, como Progressive Rock, Black Metal, Death, Trash, Speed ,Gothic,Electronic ,Dark Wve, etc... Mas o que rola na mídia sempre repetitiva..Dr.Sin, Angra, Capital Inicial, Engenheiros...etc...Não existem só estas bandas que são as "pop" do cenário nacional.Existem milhares de outras do "Underground" que são tão boas ou melhores, desconhecidas, que requerem uma audição e pesquisa mais aprofundada para os ouvintes verem que o Brsil produz uma vasta obra de Arte(de capas/artes plásticas idem) na música geral!! vamos ouvir gente!!Quem quiser saber mais pode me escrever, pedir matérias, informações, etc...Vamos ajudar esta cena nacional!!

terça-feira, 10 de setembro de 2024

EU E ANA (USP) NO ÓRGÂO DE TUBOS DA CATEDRAL DE CAMPINAS S.P. agosto 2024
Church-Pipe Organ como é denominado.Este é frances, foi restaurado em 2018 .De difícil execução pelo peso e ataque das teclas, além da pedaleira de baixos. Fiz uma gravação tocando e experimentando ele, uma DEMO no meu Youtube aos interessados. A Ana é a cuidadora dele e organista oficial.

domingo, 8 de setembro de 2024

LIZ LITH Dark Wave Insights + Lycan 2021-2022 2 CDS DIGITAL
LIZ FRANCO: lead vocal & voices/acoustic guitar / synths/lyrics and compositions GUEST: Amyr Cantusio Jr: Arrangements/engineer/manager/synthesizers/ drums/bass/guitars/ Art Cover. RECORDING :Alpha II Home Studio /Campinas S.P. SINOPSE: No meio do caos da Covid 19,da crise Cultural e de Educação brasileira, conseguimos produzir estes 2 CDS que, na minha opinião(não por ter sido músico orquestrador) são obras primas do rock e vanguarda nacional.O trabalho segue uma linha gótica Dark Wave,com peso e densidade beirando Doom e Black Metal nas temáticas.A Liz tem letras fantásticas e soa como o Peter Hammill ( Van Der Graaf)feminino.Todos vocais em ingles, exceto uma faixa em portugues.Também na sonoridade geral há lembranças do Amon Duul II, da Dagmar Krauze e Lisa Gerrad (Dead Can Dance) Eu usei mellotrons e o som tem uma camada de progressivo anos 70,em cima de um Gothic Rock e Dark Wave anos 80,lembrando também a Siouxie .Também nos ligamentos das faixas criei atmosferas sombrias e metafísicas e o ar todo soa psicodélico underground.A cereja do bolo fica no tratamento de inserções da musica egípcia/árabe meio sinistra e melancólica que ambos adoramos. Liz consegue ser única, pois mal conhece estas bandas citadas e suas referências são outras.O trabalho é incrível e vale a pena, lembrando que estamos atrás de PRODUTORES para os CDS ou LPS.No momento só há disponibilidade em CDS digitais para quem se interessar. Amyr Cantusio Jr( S.P. Campinas 2022 /october)

sábado, 7 de setembro de 2024

DREAM THEATER LIVE 1993 NEW YORK ( Bootleg SoundBoard) Remaster Link: https://mega.nz/folder/NzkFQbLT#D74VYwDx9NlTmibhcVyppw
 Sempre tive minha opinião desde que a banda surgiu.Músicos incríveis tecnicamente.Mas às vêzes a audição fica insuportável por 3 aspectos que ,para meus ouvidos, são chatos: a-)Vocal de James LaBrie  é muito "boring voice" Muitas baladas pop, vocal adocicado e gritado.Imagino no lugar dele, um Peter Hammill ou Fish,ou mesmo GLenn Hughes ou Dio.A banda soa paralela à outra banda excelente, pouco comentada, o STYX.Aliás os vocais das duas são muito similares, exceto pelo Styx ter um dos irmãos vocalistas com um vocal pesado e rasgado que salva a banda em várias músicas.Já não é o caso do vocal de James LaBrie. b-) Os solos duetos entre guitarra e sintetizador em " intervalos de terça"são extremamente chatos e poderiam ser evitados.Bandas de speed metal como Stratovarius ou Halloween abusaram deste efeito  ...e se tornaram chatas. c-) Nos álbuns de estúdio o excesso de "reverberação" destrói e deixa muito enjoativa  partes da incrível performance instrumental No mais, as vezes prefiro versões "making off" não tratadas ainda de estúdio e ao vivo como esta "mesa de som ou "soundboard" Sobre a banda , aqui no apogeu técnico, impressiona a qualidade da música, composição e instrumentação.Poucas atingem este nível, qual Rush, Triumvirat, EL&P, U.K., etc... Aliás pode-se notar a bateria infernal de Mike Portnoy e toda a música muito inspirada no RUSH. Os álbuns de estúdio são poucos que gosto, mas vou indicar um especial no qual este show está montado, em que pelo menos 70 % do álbum (tirando as baladas muito broxantes) é  uma obra prima.Álbum "Images and Words". (Amyr Cantusio Jr- 2024)

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

MESTRES,KARDEC, MORTE & RITUAIS
Paralelo e conjuntamente aos meus estudos de Música avançados, eu estudei a fundo, e presenciei fenômenos  incríveis como o Ocultismo e o Esoterismo. Desde o Xamanismo,onde nos anos 70 ingeri cogumelos e peyote com índios no Paraguay. Sem contar com o grau de alucinações na época,experiências prosseguiram sem uso algum destes elementos, e  dos 25 anos até o momento, não bebo uma gota de álcool ou faço ingestão de qualquer droga.A única coisa que aumento é o nível de música psíquica e afins. Os estudos e experimentos na Física Quântica(observador do objeto observado) a música oferece um estado de percepção extremamente alto a nível de observações metafísicas. Quanto ao kardec, o qual aprecio a erudição incrível, sua única falha ao meu ver, é que os "mortos" interagem com os vivos.Não interagem.Os mortos estão numa outra dimensão extremamente afastada da nossa.As vêzes há contatos a nível psíquico porque os portais podem ser atravessados por raras pessoas vivas.Mas via de regra, não tem nenhuma intervenção no mundo -tempo físico.A morte é o fim do tempo molecular físico da "ação".A morte é o começo da não ação, o efeito da consciência extrafísica que se perpetua em outras cadeias de evento dimensionais.E varia muito de individuo para individuo. Quanto aos Rituais eles servem para aumentar a percepção extra sensorial do contato e visibilidade de outras entidades que estão no nosso Universo, seja paralelos em outras dimensões.Ao aumentar os nossos sentidos podemos vê-los, contatar e interagir com outras criaturas.Não são humanos.As vêzes são Avatares, que deixaram de ser humanos.Outras são tipos de Anjos e DEmônios que habitam a zona espiritual antes da humanidade ser criada.E outras, são seres alienígenas de várias localidades do espaço tempo.As coisas podem acontecer para qualquer pessoa a qualquer momento.E podem nunca acontecer para a grande maioria de seres humanos, pois estão tão embotados no concreto da matéria que não conseguem mais nem ação mínima intelectual.PS: Anexo LIvros Independentes meus esgotados

terça-feira, 3 de setembro de 2024

VIDA APÓS A MORTE- Entropia:Uma HIpótese Diferente
(por Amyr Cantusio Jr) Após 50 anos de pesquisas, estudos nas áreas de física quântica,música avançada,psicanálise, teosofia,e práticas que me levaram ao ocultismo e magia aplicadas,cheguei a uma contra-conclusão.Creio ser de interesse prioritário para toda a raça humana.Uma desconstrução.Sem paradigmas,são hipóteses a ser consideradas somente.Baseado numa visão da Teoria do Caos das ondas e partículas estruturais da matéria, pela música.Esqueçam todas abordagens religiosas.Vamos considerar o que temos em mãos na Ciência e experiências de campo.E considerar que não adianta prorrogar a existência da matéria física ,pois tudo morre, desaparece e se transforma. Tudo e todas as coisas tem um meio-período de existência (isótopo radioativo) As estrelas, sóis, planetas, bactérias, etc...tudo tem um fim na matéria deste plano existencial, ou dimensão.Vou numa abordagem entrópica.Vou ser bem direto e colocar os planos em ordem a,b, c, d.Cada um é livre para voar e tirar suas conclusões.A verdade suprema ninguém nunca saberá pelo fato de serem infinitas as mutações.Mas podemos viajar até a fronteira da Morte com dados seguros:a-) Toda matéria consciente humana tem um núcleo comum, o DNA.Todas informações de milhares de anos estão dentro de cada um de nós.Não vamos falar dos animais e plantas que estão noutra dimensão de consciência. Então compartilhamos de um conhecimento "raiz",uma memória genética.b-) A partir da evolução da consciência e inteligência humana ,de qualquer ponto que tenha iniciado, começamos a criar uma síntese explicativa de nossa existência,e começamos a temer a morte.c-) Surgiu a Filosofia e a Religião.Debates, sofismas, experiências e a criação da nossa argumentação de "Deus".Criamos Deus.Criamos arquétipos, deuses e demônios.Eles passaram a ter vida "própria".Como você pensa em criar uma TV e dali há poucos anos ,ela realmente passa a existir.Pensar em voar, e criar um avião.Criar uma sinfonia teórica,e ela passa a ser física e ouvida pelos outros.Somos os criadores.d-) A partir deste erro montamos uma cadeia de eventos que Deus nos criou e que ,por temor a este mesmo Deus e também da Morte, esquecemos que nós é que criamos Deus à nossa imagem e semelhança.Não é heresia.Quando Jesus nasceu, ele representava o anseio de uma humanidade.E acabou morrendo do jeito que esta mesma humanidade queria para dar um motivo à existência.Criamos e matamos Deus! E o instinto genocida continua até hoje na nossa espécie, quer gostem ou não.e-) Sobre a metafísica de sobreviver à morte física,toda a matéria em seu estado de energia é consciente.Elas obedecem à sua própria argumentação ,um nível de proto-inteligência.Os corpos são aglutinações atômicas,moleculares e aderem ao DNA.Quando você morre, você se desagrega molecularmente.Virar pó é na realidade perder os 70% de água que somos constituídos! VOce seca e dissolve os elementos.f-) Os dados da energia = matéria não se perdem nunca.Se transformam e se adaptam a outros corpos,alguns mais sutis , outros mais densos, sendo atraídos pela matéria qualitativa correspondente a cada ser vivo.g-)Cada ser que morre, deixa o rastro de DNA molecular na formação atômica, que nunca acaba.Este rastro pode se condensar em novos corpos ou trafegar em estados de dimensão muito mais etéreos e desconhecidos, já provados pela física atual.Quarto ou quinto estado da matéria e outros ainda desconhecidos.h-) Para terminar, não somos todos iguais em consciência, então cada um de nós ficará no local que se adequa à nossa vibração quântica de inteligência e consciência pessoal.Como gotas de água boiando num copo cheio de Óleo.cada uma tem uma densidade, e isto é a base da física quântica.Ou seja, no vasto mundo de Planetas dentro e fóra da nossa matéria, teremos um receptáculo que vai atrair nossa nova forma de consciência a um corpo específico. E cada um segundo a sua vibração,como um "diapasão".Basicamente estes seriam os termos. PS:Entropia é um conceito da termodinâmica que mede o grau de desordem das partículas de um sistema físicoA morte é, enfim, um estado mais extremo de desorganização, quando a energia altamente concentrada de um sistema biológico se dispersou PS: Podem publicar o artigo para debates razoáveis e científicos.

sábado, 31 de agosto de 2024

MÚSICA, COGUMELOS & PORTAS PARA O INFINITO
Há 40 anos tive algumas fortes experiências com música e cogumelos.Atualmente não bebo álcool ou fumo.Mas o que foi alterado ficou para sempre.Portais foram abertos na psique, uma consciência cósmica inexplicável.Tenho constantes flashbacks ,muito agradáveis e impressivos.Acredito que a verdade da vida além deste ilusório corpo material,além da morte física, em decomposição,a consciência permanece como uma "testemunha" . A música que provém destas esferas não obedece nossa leis físicas, nem planos intelectuais.Ela brota de oceanos estranhos, de pedras ,de rochas,vem de raízes que descem do espaço, são sons e harmonias que existem lindas, complexas, aleatórias,e não necessitam de instrumentos musicais para se ouvir ou manifestar. Recentemente, escutei sons e uma música linda que vinha de uma árvore gigantesca, flutuando no espaço.Eu tocava em seus galhos e produzia acordes parecidos com um teclado.Vozes e corais vinham de abismos lotados de pedras preciosas brilhantes.Um choro cósmico profundo começou.Era um êxtase,um Samadhi. A música, as ondas sonoras estão atravessando o infinito,os portais dimensionais, e são veículos para a consciência e a mente cósmica se fundir com a estranha realidade de outros mundos.Mas esta viagem,infelizmente, não é para todos,pois a maioria permanece em um casulo fechado ,dentro de estruturas concretadas.A maioria só olha para o intestino, para um campo finito e medíocre da vida, que se acaba muito rápido.Não consegue vislumbrar os portais e além, no infinito.